POTENCIAL DO LIVRO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA EM BERÇÁRIO, CRECHE E PRÉ-ESCOLAR – SELEÇÃO, DINÂMICAS DE EXPLORAÇÃO E MEDIAÇÃO (25h)

POTENCIAL DO LIVRO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA EM BERÇÁRIO, CRECHE E PRÉ-ESCOLAR – SELEÇÃO, DINÂMICAS DE EXPLORAÇÃO E MEDIAÇÃO (25h)

Category : Formação

Curso pertinente pelo seu carácter prático e experiencial que reforça a sensibilização acerca da pertinência da seleção especifica e cuidadosa do livro para a infância bem como da funcionalidade das diferentes componentes do livro infantil.

Nos diferentes módulos acolhe-se o desenvolvimento da infância, com todas as suas problemáticas e conquistas, reflexões e reestruturações. Os livros são abordados como mediadores através dos quais se exploram dinâmicas e formas de acompanhar estas etapas da vida. Nesta ação abordam-se dinâmicas diversas de como contar para bebés e crianças, como explorar os conteúdos que se atravessam nas ilustrações, nas guardas e textos dos livros. Pretende-se potenciar os níveis de compreensão e interpretação do âmago do livro explorando metodologias práticas de organização de uma sessão e de esquema narrativo apresentando-se diferentes exemplos de intervenção com metodologias ajustadas aos princípios orientadores de uma relação individualizada contribuindo para o desenvolvimento global da criança.

É objetivo desta ação abraçar uma metodologia teórico prática, numa vertente oficina, em que o adulto tem possibilidade de experimentação real, de construção de dinâmicas e cenários de intervenção.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES : APEI