FORMAÇÃO

 

FORMAÇÃO

Estas ações de formação, ou oficinas, têm como objetivo acompanhar os adultos que procuram estratégias e conhecimentos acerca de como acolher a infância num registo de segurança, de valorização do SER em desenvolvimento, dando lugar à relação empática e afetuosa e ao amadurecimento de competências sociais e comunicacionais. A psicologia de desenvolvimento infantil, em diálogo com a literatura para a infância, mediadora e promotora do desenvolvimento humano, será uma linha transversal para todas as ações de formação.

Na organização deste quadro formativo distinguem-se dois momentos chave na infância, dos 0 – 3 aos e dos 3 – 6 anos, organizando-se desta forma conteúdos e linhas de intervenção. No entanto prezamos a continuidade destas duas etapas e a fluidez na leitura e a compreensão do que significa esta estruturante etapa da vida, pilar do adulto – A INFÂNCIA.

Formações para a Primeira Infância (0 – 3 Anos)

O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR? 

SINOPSE – Ação de carácter prático e experiencial. Pretende-se reforçar e sensibilizar acerca da pertinência da seleção especifica e cuidadosa do livro para a infância bem como da funcionalidade das diferentes componentes de um livro. A ênfase será igualmente no mediador deste diálogo entre o livro e o bebé ao aceder a diferentes métodos de contar e de estabelecer a relação.

O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTIMULO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NA CRECHE

SINOPSE – Formação teórico-prática onde se pretende abordar o livro para a infância enquanto veículo transversal dos objetivos base para a construção das orientações pedagógicas de creche. Apresentam-se diferentes exemplos de intervenção, com metodologias ajustadas aos princípios orientadores de uma relação individualizada, contribuindo para o desenvolvimento global da criança.

 

Formações para a Infância (3 – 6 Anos)

OS MEDOS E OS LOBOS  NA LITERATURA PARA A INFÂNCIA

SINOPSE – Poderá um livro de literatura para a infância acolher os medos inerentes ao desenvolvimento infantil? Serão apresentados livros álbum, com carateristicas que permitem dar colo aos conflitos internos e lugar ao pensamento introspetivo das crianças. Pretende-se com esta ação uma exposição oral com co-reflexão e co-pensamento acerca dos contos e suas potencialidades, realizando transversalmente abordagens teórico-práticas.

DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS

SINOPSE – Através desta oficina, prática e experiencial, pretende-se potenciar os níveis de compreensão e interpretação do âmago do livro explorando metodologias práticas de organização de uma sessão e de esquema narrativo. Experimentar-se-ão diferentes metodologias de leitura e de narração oral bem como um momento prático de utilização de recursos. Posteriormente são utilizados critérios de mediação grupal durante a dinâmica da narração oral /leitura através da técnica de roleplaying.

O LIVRO COMO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

SINOPSE – Será a literatura para a infância um elemento espontaneamente transversal dos conteúdos que nos convidam a abordar no pré escolar para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem da criança? Nesta ação abordam-se dinâmicas diversas, conteúdos que se atravessam nas ilustrações, nas guardas e textos dos livros.

 

Formações para a Infância (0 – 6 anos)

SELEÇÃO DO LIVRO PARA A INFÂNCIA E ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO

SINOPSE – Nesta ação acolhe-se o desenvolvimento da infância, com todas as suas problemáticas e conquistas, reflexões e reestruturações. A ponte é feita com livros mediadores através dos quais se exploram dinâmicas e formas de acompanhar estas etapas da vida. Falaremos de livros ninho, livros docemente em aberto e livros que nos deixam em queda livre.