O livro na primeira infância. O que escolher? Como contar?


FORMAÇÃO

O LIVRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. O QUE ESCOLHER? COMO CONTAR?

CONTEXTUALIZAÇÃO

Este âmbito formativo permite sublinhar a pertinência da seleção específica e cuidadosa do livro para a infância, necessária para acolher as etapas e problemáticas aqui emergentes. Esta ação poderá permitir aos técnicos um reforço na sensibilização acerca da funcionalidade das diferentes componentes do livro para a infância (grafismo, ilustração, narrativa e suporte) bem como do uso que podem dar nas suas práticas no intuito de promover a relação, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em diferentes domínios.

Os conteúdos desta ação poderão reforçar o papel do livro para a infância e das suas componentes, implicando a utilização de critérios de seleção mais elaborados e a valorização de forma diferenciada das componentes do livro. Deste modo, poderá ser reforçada a motivação para a utilização deste suporte literário, ou mesmo para a continuidade da utilização de uma forma mais consciente do seu papel.

Pretende-se assim dar corpo às qualidades a valorizar nas obras que demonstrem ter apetência para abraçar o desenvolvimento da criança bem como os seus processos de aprendizagem, envolvendo de forma latente e simbólica conteúdos estruturados que permitam o crescer interno.

DESTINATÁRIOS:

Público adulto – Psicólogos, bibliotecários, contadores de histórias, ilustradores, escritores, educadores, pais.

OBJETIVOS:

É objetivo desta ação abraçar uma metodologia teórico prática, numa vertente oficina, em que o adulto tem possibilidade de experimentação real, de construção de dinâmicas e cenários de intervenção.

CONTEÚDOS

– Critérios de seleção de livros consoante as problemáticas desenvolvimentais e os processos de aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infância – importância do corpo de um livro como um todo (suporte, ilustração, texto e grafismo). Contacto prático com diversos suporte de livro infantil

– O adulto enquanto mediador da palavra e da leitura interna – comunicação verbal e não verbal; técnicas de expressão e vocalização. Metodologias de abordagem de um livro para a infância junto do bebé (utilização de recursos para dinamizar contos -uso da música e elementos que deem vida à história).

– (Des)construção e construção de contos (contos sem livro) – Metodologias de abordagem de um conto junto do bebé – avental de contos, flanelógrafo, kamishibai, mala de contos, contos de colo, sombras de cor

METODOLOGIA

– Dinâmicas de narração oral;

– Exposição prática e teórica;

– Discussão e reflexão em grupo.

DURAÇÃO:  6h