ATELIERS

ATELIERS

Nestes ateliers cria-se uma triangulação entre o livro, o mediador e a criança. Será um momento provocador de relações intra e interrelacionais, promotoras do desenvolvimento humano e de aprendizagens. Aqui identificam-se potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do livro e da literatura para a infância no desenvolvimento psico afetivo e social. Há um cuidado especial na seleção dos livros, nas estratégias de mediação, nos objetos dialogantes utilizados e nas dinâmicas criadas. 

Nestes ateliers, pontuais ou de continuidade, o mediador explora a natureza do livro, a relação, o dialogo e o pensamento.

Ateliers:

O LIVRO E O BEBÉ (4 aos 12 meses)

SINOPSE – Estes ateliers pretendem que o bebé usufrua de um momento de prazer, de relação e comunicação através do livro para a infância. Com base no suporte material e no mote dado por alguns sons é apresentado aos bebés um conjunto de livros acompanhados por diferentes recursos criativos.

A DOIS É MELHOR (12 aos 24 meses)

SINOPSE – Estes ateliers abraçam uma série de pequenos livros álbum da autora Isabelle Gilbert onde um bando de insetos – Lily, Tom, Zoé, Paul, Clara e Chloé – aprendem a cooperar na superação de etapas/momentos inerentes ao processo de maturação da vida. Com base num livro mimam-se conversas, canções e uma pequena narrativa. Deste modo, através do relaxamento e do conto mimetizado, pretende-se abrir o reino da literatura infantil e dar colo ao início desta etapa fundamental que é a primeira infância.

OUVIR O FALAR DAS LETRAS (dos 24 aos 36 meses e dos 3 aos 6 anos)

SINOPSE – Encontro com o livro enquanto recurso criativo do pensamento, mediador entre as vivências e emoções e a sua livre projeção, associada à capacidade de expressão. Estes  ateliers de conto pretendem ser um espaço onde se ouve, sente, cria, onde se pensa sobre as emoções que surgiram e sobre aquilo que se criou.