Literatura para a Infância. Dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos entre os 3 e os 6 anos

LITERATURA PARA A INFÂNCIA. DINÂMICAS PARA CONTAR, CRIAR CONTOS E MEDIAR GRUPOS ENTRE OS 3 E OS 6 ANOS

CONTEXTUALIZAÇÃO

A literatura para a infância possibilita a construção de um mundo imaginário próprio, resposta perfeita à necessidade básica das primeiras idades. Uma das funções das histórias que são lidas ou narradas oralmente é permitir criar competências leitoras e acordar as intertextualidades de quem lê e de quem escuta. Através deste encontro pretende-se abordar diferentes metodologias de leitura e de narração oral através de diferentes abordagens vivenciadas.

Pretende-se, através de várias dinâmicas, potenciar os níveis de compreensão e interpretação do âmago do conto, da sua estrutura ao nível do texto, ilustração, sentido do simbólico havendo espaço para a abordagem de conhecimentos, vivências e experiências pessoais. A descodificação, mais do que centrada na componente linguística, abraça a intertextualidade do recetor, tem uma componente inter-relacional para que o processo se dê a um nível grupal e ao nível das emoções.

Através desta oficina prática pretende-se dar a conhecer métodos de organização e estrutura de sessões, diversificando e potencializando as técnicas utilizadas no acto de contar, promovendo a exploração de livros álbum com base na estrutura chave de um conto, sensibilizando para critérios de mediação grupal durante a dinâmica da narração oral /leitura.

É importante que através destas dinâmicas consigamos amadurecer técnicas e formas de estar e interagir que permitam à criança captar de um modo claro e contentor ideias ou sentimentos inerentes ao livro apresentado.

DESTINATÁRIOS

Público adulto – Psicólogos, bibliotecários, contadores de histórias, ilustradores, escritores, educadores, pais.

OBJETIVOS

– Desenvolver técnicas para organizar e estruturar sessões antecipando possíveis reações de grupo e estratégias de intervenção grupal

– Explorar diferentes livros de literatura para a infância permitindo o aflorar de técnicas e de experiências que enriqueçam o ato de contar.

– Utilizar objetos condutores da narrativa através de metodologias práticas e criativas

– Analisar, através de contextos vivenciais, do roleplaying e da autoscopia, métodos de mediação do grupo recetor

CONTEÚDOS

– Literatura para a infância como mediadora no acompanhamento do processo de desenvolvimento infantil

– Suportes de Literatura para a infância com itinerários de leitura e intertextualidade entre narrativas

– Planeamento e organização de sessões na exploração de contos

– Técnicas base de reconhecimento e de conquista do grupo, estilos de comunicação verbal e não verbal na mediação do grupo de crianças

– Exploração de recursos evocativos condutores da narrativa

– Apresentação de trabalhos e autoscopia

METODOLOGIA

-Trabalho em pequenos grupos

– Metodologia experiencial e prática

– Roleplaying e autoscopia

DURAÇÃO:   6h