O lugar do livro para a infância como estímulo do desenvolvimento e aprendizagem na creche

FORMAÇÃO

O LUGAR DO LIVRO PARA A INFÂNCIA COMO ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA CRECHE

CONTEXTUALIZAÇÃO

O apoio à primeira infância tem estado ao longo dos anos muito ligado a um suporte assistencialista como medida de resposta aos cuidados básicos da criança. Felizmente que o amadurecimento da perspetiva tem vindo a ganhar terreno e embora ainda haja muito a conquistar e a registar estamos mais próximos da creche enquanto espaço de oportunidade socio educativa com acompanhamento do desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.

Caminhamos para a reflexão e produção das orientações pedagógicas para a creche as quais acreditamos serem uma via potencial de acréscimo da qualidade na relação adulto – criança (0- 3 anos) em todas as suas vertentes: Ao nível do desenvolvimento físico, do contacto com as emoções e os afetos, no âmbito do sentimento de segurança, do reconhecimento pessoal e valorização da auto-estima, reforço dos sentimentos de competência, dos estímulos à livre exploração e ao aflorar da curiosidade permitindo o desenvolvimento e aprendizagens.

Nesta formação teórico-prática aborda-se o livro para a infância enquanto veículo transversal de ligação a todas as áreas que envolvem este acompanhamento na creche. São referidos diferentes contextos práticos de intervenção através do livro com metodologias ajustadas aos princípios orientadores de uma relação individualizada que contribua para o desenvolvimento global da criança e o apoio numa colaboração estreita com as famílias.

DESTINATÁRIOS:

Público adulto – educadores, técnicos de ação educativa, bibliotecários, psicólogos, técnicos pedagógicos, pais, psicólogos

OBJETIVO:

Abordar a pertinência do acompanhamento do desenvolvimento da criança em creche utilizando o livro para a infância e metodologias práticas de intervenção a partir dos conteúdos do livro.

CONTEÚDOS

– Conteúdos base das orientações pedagógicas de creche (investigações e reflexões na área) e o desenvolvimento na primeira infância

– Apresentação de diferentes livros para a infância associados ao um bom suporte do desenvolvimento global das crianças

– Experimentação de metodologias práticas de intervenção com crianças dos 0- 3 anos criadas com base num livro para a infância.

METODOLOGIA

– Exposição prática e teórica;

– Apresentação e exploração de diferentes suportes de livros para a infância

– Dinâmicas de grupo e atividades práticas de exploração de materiais

DURAÇÃO:  6h