Seleção do livro para a infância adequado às diferentes etapas do desenvolvimento humano

FORMAÇÃO

SELEÇÃO DO LIVRO PARA A INFÂNCIA ADEQUADO ÀS DIFERENTES ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

CONTEXTUALIZAÇÃO

Desde os fins dos anos 70 tem havido uma inovação acentuada das características, tanto educativas como literárias, da literatura infantil e juvenil. Os resultados destes estudos confirmaram que estas obras apresentam traços mais homogéneos segundo as faixas etárias dos destinatários, segundo o que se crê que é adequado à caracterização psicológica e o domínio literário dos leitores ao longo da infância.

Pretende-se com esta formação caracterizar a narrativa infantil atual tendo como base a temática centrada na resolução de problemas psicológicos próprios da idade de acordo com o desenvolvimento humano.

Para além do objeto livro e toda a sua dinâmica gráfica ao nível da imagem e texto pretende-se explorar o conteúdo do próprio livro ao nível da sua composição intertextual de significados e simbologias. Através desta análise procura-se apresentar alguns dos critérios de seleção de um livro infantil adequado a determinadas etapas do desenvolvimento.

O conto estabelece com o leitor uma relação pessoal e privada; aproximando-se de uma confidência. Há um entrelaçar com a consciência do leitor, um despoletar de reflexões, de emoções, afetos e pensamentos que criam texturas mediante os significados e a sensibilidade de cada leitor. A pertinência na capacidade de seleção de um livro deve-se ao facto desta ser parte integrante de um processo de mediação no mergulho pensante e emotivo que se faz através de um conto.

DESTINATÁRIOS

Público adulto – Psicólogos, bibliotecários, contadores de histórias, ilustradores, escritores, educadores, pais.

OBJETIVO

– Identificar as potencialidades de um livro de literatura para a infância no campo do desenvolvimento cognitivo, psico-afetivo e social, permitindo selecionar os contos de acordo com as diferentes etapas desenvolvimentais.

CONTEÚDOS

– Apresentação de contos associados a diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo e emocional (itinerários de leitura permitindo uma intertextualidade entre contos) permitindo a análise das potencialidades de um livro infantil

– Aspetos fundamentais do suporte livro que permitem a sua seleção e adaptação ao nível desenvolvimental – conteúdo temático (construção de texto, conteúdo simbólico, humor utilizado), ilustração, grafismo, tipo de material do suporte livro

– Selecionar livros adequados às diferentes etapas do desenvolvimento com sugestões de dinâmicas de exploração de contos na sua estrutura física e conteúdo simbólico

METODOLOGIA

– Dinâmicas de grupo com base na narração oral;

– Exposição teórica;

– Exposição oral com co-reflexão;

DURAÇÃO:  6h