Sugestão de livros

SUGESTÃO DE LIVROS

LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA (ATÉ 3 ANOS)

LIVROS DOS 3 ANOS EM DIANTE

Considero que um livro é para ser cheirado, visto, tocado, lido, sentido, absorvido, digerido, dialogado. 

Um bom livro, com um corpo coeso na sua narrativa e ilustração, é comunicante, dialogante, tem o poder de acordar vivências, de criar fluxos e correntes de pensamentos, links de memórias, despertar de sensações. A sua natureza é provocar. Provocar arrepios, um franzir de sobrolho, um semi abrir a boca de espanto, uma vontade de tocar e apontar com o indicador, uma gargalhada, um aquecimento súbito do corpo com um pensamento.

Um bom livro permite silenciar o ruído do desassossego, embala a dúvida, serena-a, dá espaço à inquietação salutar do desejo, da resiliência, da multiplicação de hipóteses pensáveis. Segreda-nos que há um mundo, estamos sós mas no meio de outros, há quem pense connosco.

Um bom livro abraça a vida, acolhe palavras nas imagens e cria elos associativos entre imagens, memórias e palavras. Dá a palavra, dá a vez/voz, ecoa, cria construtos dialogantes dentro de nós, deixa-nos em pensamento livre, a semear ideias, a encontrar novas respostas, a acreditar que é possível.

Um livro, um bom livro, acompanha o desenvolvimento humano e os conflitos do dia a dia de um modo simbólico, fazendo ali emergir, espontaneamente, o que de mais construtivo existe.

Aqui partilharei livros que considero aninharem em si mesmos um conjunto de componentes que lhe trazem uma linha fluída, aprazível, vivencial e contentora.  Se em algum momento considerarem que vos faz mais sentido abordá-lo junto de uma ou outra idade, convido-vos a “desarrumar” o seu lugar de forma a respeitarem a apetência e a capacidade interpretativa da(s) criança(s)  – ou até dos adultos –  a quem vão dar a conhecer o livro.

LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA (ATÉ 3 ANOS)

LIVROS DOS 3 ANOS EM DIANTE