Na língua das crianças, na ação dos adultos

NA LÍNGUA DAS CRIANÇAS, NA AÇÃO DOS ADULTOS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO RELACIONAMENTO ADULTO-CRIANÇA

Coautoria: Ana Mourato & Eneia Araújo Bexiga

Sinopse

Este programa pressupõe o diálogo com adultos numa dinâmica teórica, prática e vivencial associada às questões inerentes ao desenvolvimento infantil para encontrarem respostas e ações mais estruturadas e equilibradas num espaço de encontro acolhedor.

Metodologia:

Os temas são explorados utilizando a literatura para a infância e técnicas psicodramáticas num palco de ligação entre o real e o imaginário onde se convida a experimentar e a expandir vivências e emoções. Estes encontros, dinamizados por especialistas da área da Educação e da Relação propõe-se devolver novos olhares e novas ações sobre a relação adulto/criança enriquecendo a experiência que nos acompanham diariamente.

Participantes: Mínimo 6 /Máximo 18

Tempo:1h30

Exemplo de temáticas:

– O outro lado das birras (Birras);

– Adultos, espelhos da criança (Autoestima);

– Medos do adulto, medos da criança (Medos);

– Limites organizadores (Limites)

Curriculum Vitae das Técnicas responsáveis pelo projeto

Ana Mourato

Doutorada em Psicologia da Educação; Mestre em Educação e Leitura; Licenciada em Psicologia Educacional; Pós graduada em Psicoterapia Psicodinâmica e em Livro Infantil. Coordena e dinamiza, desde 2005, projetos que envolvem a Literatura para a Infância e a Psicologia do Desenvolvimento com atelieres desde os 4 meses aos 5 anos, workshops e formações. O trabalho é realizado em dois J.I (Lisboa) como projeto continuidade bem como em Bibliotecas a nível Nacional.

Eneia Araújo Bexiga

Licenciada em Psicologia Clínica; Técnica Superior de Saúde; Candidata a Psicoterapeuta nas Sociedades: Portuguesa de Psicologia Clínica e Psicodrama Psicanalítico de Grupo. Atualmente exerce funções no Agrupamento de Escolas do Carregado, Alenquer.